sábado, 29 de janeiro de 2011

Gestor Eficaz - Praticas Para se Destacar em Um Ambiente Empresarial Competitivo - Luiz Otávio da Silva Nascimento


Sinopse: A competitividade, considerada cada vez mais acirrada, leva os empresários a questionarem-se que tipo de profissionais podem ser considerados competentes. Eles se perguntam de que forma um gestor pode alcançar o êxito de uma carreira bem-sucedida, e que caminhos levam empresários a alcançar a liderança. Essas perguntas pretendem ser respondidas em 'Gestor Eficaz'. Para ajudar os leitores a driblar os desafios impostos pelo mercado de trabalho, o autor dá dicas e exemplos sobre práticas necessárias nas carreiras que geralmente não são ensinadas em faculdades tradicionais, como elaborar um currículo, procurar um emprego ou comportar-se em uma entrevista. Ao longo do livro, o autor desvenda mistérios de um gestor eficaz e lembra que as principais características de um bom profissional são mais simples do que se possa imaginar. Para ele, a paixão na hora de escolher a carreira, bom humor e humildade são três características necessárias nessa jornada.
Fonte: http://www.leitura.com/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que é estoque?


Stock (europeu) ou estoque (portugues), ou existências (em logística) são designações usadas para definir quantidades armazenadas ou em processo de produção de quaisquer recursos necessários para dar origem a um bem (Filho, 2006, p. 62) com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva.

A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (Garcia et al., 2006, p.9).

No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off "Expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto" (Garcia et al., 2006, p.9). O alastrar do numero de SKU's (Stock Keeping Units) "logística de armazenagem designada a diferentes itens de estoque", o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa (Garcia et al., 2006, p.9).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoque