quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Modelos de Gestão - Das Teorias da Administração à Gestão Estratégica - Elizenda Orlickas



Por meio de uma apresentação simples e objetiva, o livro aborda uma reflexão clara sobre modelos de gestão. Voltado para profissionais que desejam ter um melhor resultado em seus planos de negócios, trazendo uma consolidação nas estratégias de posicionamento. Editora X Ibepx. Fonte: Revista Brasileira de Administração n° 77 - julho/agosto 2010.

Marketing - Em Busca do Óbvio - Jack Trout


Para Jack Trout, autor do livro, uma adequada estratégia de marketing tem de ser objetiva, simples e óbvia. Pois, assim sendo, será compreendida e assimilada pelos seus clientes, consumidores e pelos protagonistas dentro de sua empresa. Trout encontra soluções óbvias aos problemas de hoje para empresas com a GM, Coca-Cola, Wal-Mart e o intrigante negócio dos fabricantes de cerveja. Editora M. Books do Brasil. Fonte: Revista Brasileira de Administração n° 77 - julho/agosto 2010.

domingo, 12 de setembro de 2010

Margem de Contribuição - Conceito

Margem de Contribuição é, a fórmula que determina quanto cada produto, área de produção, filial ou empresa contribuí para a formação do lucro bruto ou do lucro líquido operacional da empresa. Há que se entender em sua formulação o que são e quais são os Custos Fixos, Custos Variáveis e os Custos Indiretos do produto ou empresa a ser analisada e que exista total controle dos custos de maneira precisa.

Assim, se uma determinada empresa produz três tipos de produtos – aqui chamados de produto “A”, produto “B” e produto “C” – o emprego do sistema da Margem de Contribuição encontra qual foi o lucro bruto (ou líquido) do produto “A”, o do produto “B” e o do produto “C”, bem como qual o percentual de cada um deles no lucro bruto (ou líquido) geral da empresa.

Para se calcular a Margem de Contribuição de cada um dos departamentos de produção (aqueles que produzem mercadorias ou serviços para vendas) primeiro devem ser localizadas as receitas de cada uma desses setores. Desses valores são subtraídos os custos variáveis, os custos fixos e os custos indiretos correspondentes aos respectivos setores.

Por isso é que é importante identificar, previamente, o que será considerado como custo fixo do setor. Por exemplo, o serviço de vigilância de uma industria de massas alimentícias preserva, indistintamente, tanto o setor que produz macarrão, como o que produz massa para pizzas; a lavanderia de um hotel presta serviços ao setor de meios de hospedagem (apartamentos) e ao restaurante. Em ambos os casos há que registrar uma parcela do custo de vigilância entre os departamentos que se beneficiam desse serviço.

Em síntese, Margem de Contribuição é o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

Fontes:
http://www.tomislav.com.br/sala_de_aula/custos_gerenciais.php?pg=custos_gerenciais&detalhe=&id=7
http://www.sebraesp.com.br/faq/financas/analise_planejamento/margem_contribuicao