terça-feira, 18 de agosto de 2009

CONCEITOS DE CONTROLADORIA

De acordo com o Financial Executive Institute, as principais atribuições da Controladoria compreendem:
• Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações;
• Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões, reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais;
• Medir e reportar a eficiência dos objetivos do negócio e efetividade das políticas, estrutura organizacional e procedimentos para o atingimento desses objetivos;
• Prover proteção para os ativos da empresa. Isso inclui adequados controles internos e cobertura de seguros;
• Analisar a eficiência dos sistemas operacionais;
• Sugerir melhorias para as reduções de custos;
• Verificar sistematicamente o cumprimento dos planos e objetivos traçados pela organização;
• Analisar as causas de desvios e sugerir correção desses planos ou instrumentos e sistemas de controle;
• Analisar a adequação na utilização dos recursos materiais e humanos da organização;
• Em suma, revisar e analisar os objetivos e métodos de todas as áreas da organização, sem exceção.
Resumo das funções da Controladoria, segundo Kanitz:
• Informação: compreende os sistemas contábil-financeiro-gerenciais;
• Motivação: refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento;
• Coordenação: visa centralizar informações com vista na aceitação de planos. O Controller toma conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa e assessora a direção, sugerindo soluções;
• Avaliação: interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando os resultados por área de responsabilidade, por processos, por atividades, etc...;
• Planejamento: assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos;
• Acompanhamento: verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou revisar tais planos.

O ramo da ciência envolvido no conhecimento da Controladoria:

A Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão Econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.

A missão da Controladoria dentro das Organizações:
A Controladoria, assim como todas as áreas de responsabilidade de uma empresa, deve esforçar-se para garantir o cumprimento da missão e continuidade da organização. Seu papel fundamental, nesse sentido, consiste em coordenar os esforços para conseguir um resultado global sinérgico, isto é, superior à soma dos resultados de cada área.
As exigências do mercado para o profissional de Controladoria:
Nos tempos atuais, o Controller deve ser um profissional multifuncional, ou seja, deve acumular experiências nas áreas Contábeis, Financeiras e Administrativas.
• Contabilidade e finanças;
• Sistemas de Informações Gerenciais;
• Tecnologia de Informações;
• Aspectos legais de negócios e visão empresarial;
• Métodos quantitativos;
• Processos informatizado da produção de bens e serviços.

O que se espera de um Controller:
São várias as atribuições do Controller, porém depende das dimensões da empresa e da filosofia que orienta os seus gestores, porém, são requisitos básicos o fator de gerenciar, além de muitas vezes implantar os seguintes sitemas: informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento, abaixo segue as expectativas para que o Controller possa desempenhar suas atribuições:
Informação: São diversos os sistemas sob a responsabilidade do Controller, assim como, sistema contábil, folha de pagamento, faturamento, contas a receber, contas a pagar, previsões de vendas, análises financeiras, orçamentos, etc.
Motivação: A partir das informações geradas pelos sistemas mencionados, o Controller interfere no comportamento das pessoas na organização, podendo influenciá-las positiva ou negativamente.
Coordenação: Enquanto gerenciador do sistema de informações, o Controller, via de regra, é o primeiro a identificar eventuais inconsistências dentro da empresa. Estas compreendem desde desvios entre o planejado e o programado até fatores que possam afetar o desempenho da empresa em períodos seguintes, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da organização.
Avaliação: Consiste em interpretar os fatos e avaliar a adequação do resultado. Não considerando satisfatório o resultado alcançado, deve identificar os pontos que precisam ser corrigidos e apresentar sugestões para serem melhorados.
Planejamento: Cabe ao Controller, na fase de planejamento, verificar se os planos são consistentes e viáveis, se são aceitos, se mantém a sinergia e se podem servir como parâmetro para uma avaliação posterior.
Acompanhamento: Implica em um monitoramento constante na evolução dos planos estabelecidos, interferindo, se for o caso, para corrigir falhas, indicando os desvios ou, no outro extremo, apontar a necessidade de mudar os planos traçados.
Organização: Envolve a definição da estrutura administrativa para que as decisões tomadas na fase do planejamento sejam implementadas. Portanto, requer a fixação das responsabilidades e das linhas de autoridade com vistas à execução das tarefas necessárias para alcançar o estabelecido nos planos formalizados.

Fonte: http://www.sumare.com.br/noticias/noticia.jsp?id=83

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