quarta-feira, 29 de julho de 2009

CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

Custos Fixos: são os custos que, embora tenham um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzida. Ex.: Aluguel, condomínio, IPTU.

Custos Variáveis: são os custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera com alterações nas quantidades produzidas, porém, cujos valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas. Ex.: Matéria prima, km rodado e combustível gasto na prospecção de novos clientes no caso de serviços.

Custos Totais: é a soma dos Custos Variáveis mais os Custos Fixos, representado pela formula CT=CF+CV.

Custos Diretos: são os custos sucetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidas. Geralmente são representados por mão-de-obra-direta e pelas matérias primas.

Custos indiretos: são todos os outros custos que por não poderem ser identificados diretamente às unidades produzidas, dependem da adoção de algum critério de rateio para sua atribuição à produção. No jargão da contabilidade brasileira eles são chamados de CIF, de Custos Indiretos de Fabricação. Ex: Energia elétrica consumida no processo de produção. (Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário